26 de maio de 2011

... E quando chega um furacão?


“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. - Salmos 51.17


Olá, amados!
Como é bom voltar aqui e poder compartilhar mais uma vez preciosidades que tenho encontrado, observado e aprendido em minha vacilante jornada rumo à vontade do Senhor. Espero de coração que este ano de 2011 esteja sendo de crescimento, amadurecimento e mais conhecimento do Senhor para todos nós!

A cada dia que passa, vejo quão longo é o caminho, a estrada para a vontade de Deus. Árduo, duro, estreito, por vezes solitário... Realmente é muito difícil e demorado finalmente encontrar o grande tesouro, ainda que tenhamos o mapa com todas as diretrizes.

Em alguns momentos de nossa jornada a viagem é tranqüila, envolta pelo sol, companheiros fiéis e esperanças renovadas. Porém em outros, o tempo inesperadamente se fecha:Vem a tempestade trazendo consigo ventos impetuosos que insistem em tudo carregar.Esses ventos nos dão pavor,nos fazem esmorecer.

Porém, imagine agora um furacão DEVASTADOR. De uma hora para outra, tudo sai do lugar: Sonhos são destruídos, esperanças feridas, corações despedaçados. Estes furacões são tão bruscos que levam consigo qualquer tipo de alegria e abalam nossa estrutura, tirando tudo do lugar. O que resta depois dos estragos de um terrível furacão é alguém despedaçado, sem rumo, tentando reconstruir suas bases com o que restou da esperança.

Nós, seres humanos, muitas vezes não sabemos como agir diante de furacões que passam por nossas vidas. Quando falo em furacões me refiro a grandes problemas, decepções, frustrações, tristezas, abalos, fatalidades, danos, perdas e assim por diante.

Isso com certeza já atingiu a todos nós. Todos nós um dia sentimo-nos desabrigados de alma, desabrigados de amor, de felicidade, de esperança. Desabrigados juntando cacos quebrados de sonhos despedaçados. Feridos por fatalidades, por ações, por palavras, por abandonos. O furacão foi tão terrível que abriu lacunas nas suas paredes, destelhou suas certezas, carregou suas maiores aspirações. Nada ficou no lugar: Tudo terá de ser reconstruído.

Tenho aprendido que em alguns momentos, um forte e violento furacão em nossas vidas pode ser a melhor forma de nos levar à proximidade e intimidade com o Pai. É nesses momentos que aprendemos sobre a Sua maravilhosa graça: Sim, aquela que nos sustém em nossos momentos de fraqueza, tristeza, solidão e pesar.

A música que escolhi para esta postagem tem me acompanhado em alguns momentos de insegurança, mudanças e adaptações a realidades que inicialmente, não me agradam em nada. Ela hoje me ensina a como agir em meio aos furacões, quando as coisas não vão da forma que eu gostaria, e quando me sinto totalmente desabrigada. Hoje, mais uma vez ela retrata fielmente minha vivência. Suas palavras têm expressado os desejos do meu coração que muitas vezes, ao falar com Deus em meio a tanta tristeza, não consigo transformar em palavras. Ela é uma oração difícil de ser feita, e trás palavras de uma alma submissa, contrita e quebrantada ao nosso Deus.

Antes de tudo, gostaria de falar do autor desta maravilhosa canção. O nome deste jovem de 25 anos é Jimmy Needhan, um cantor cristão nascido nos Estados Unidos. Quando tive meus primeiros contatos com sua música (em média há 4 anos atrás), quase ninguém aqui no Brasil o conhecia. Hoje, aos poucos ele vem tornando-se conhecido no meio cristão brasileiro, com letras inspirativas e cheias de verdade, típicas de um jovem que busca conhecer ao Senhor com profundidade. Caso nunca tenha ouvido, recomendo! ;)

Se você atualmente sente-se atingido por algum tipo de furacão, já de início tenho algo a te falar: Lamentar-se, revoltar-se, isolar-se, questionar-se e perguntar-se por que justamente VOCÊ tinha que ser atingido por um furacão de proporções tão grandes, é desperdiçar um momento que poderia ser ÚNICO entre você e Deus.

Tenho olhado ao meu redor e percebido que este tem sido um tempo de reconstruções profundas, em minha própria vida e na vida de outras pessoas também. Será que você é uma dessas pessoas? Em meio aos furacões recentes, ouço Deus sussurrar em meus ouvidos: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30.5). Verdadeiramente, esse doce sussurro tem sido a FORÇA da minha vida!

Será que neste momento você pode fechar os olhos e ouvir o Senhor sussurrando estas palavras de esperança em seus ouvidos também? Essas palavras não devem somente entrar em seus ouvidos. Em meio aos furacões, elas devem PREENCHER o seu coração. ;)

Hurricane (Furacão) - Jimmy Needhan

Eu construí essa cidade aqui
Metade com orgulho, e metade com medo
Eu só queria um lugar mais seguro pra me esconder
Eu não quero estar seguro esta noite


Eu preciso de Ti como um furacão
Trovejando, ventando e chovendo
Demolindo violentamente minhas muralhas
Eu sou somente Teu agora
Eu preciso de Ti como uma chama queimando
Violento fogo indomado pra queimar essas muralhas
Eu sou somente Teu agora, Eu sou somente Teu agora.

Eu sou Teu e Tu és meu
Tu sabes de longe melhor que eu
E se a destruição é o que eu preciso
Então eu a receberei, Senhor, pra mim
Sim, eu a receberei, Senhor, pra mim

E é Teu olhar na tempestade, zelando por mim
E é Teu olhar na tempestade, querendo somente o bem pra mim
E se Tu fores a guerra, deixe-me ser a vítima
Então eu sou Teu,
Eu sou somente Teu, Senhor! Eu sou somente Teu.


----
Que letra profunda!
Essa música consegue externalizar os gritos de socorro da minha alma.

Há momentos em nossa vida que temos tudo sob controle. Realmente, estamos seguros. Porém, com a rapidez de um piscar de olhos, um grande furacão passou por sua vida. É nesse momento que precisamos de segurança, consolo e alento - que na maioria das vezes, - homem nenhum pode dar. É nesses momentos que o Senhor se torna o nosso Abba Pai, o nosso Paizinho, nos envolve em seus braços, passa a mão em nossas cabeças e diz: - ‘Calma filho querido, eu te amo! Tudo isso vai passar. Eu estou preparando o seu futuro. Isso faz parte do processo.

Quando um grande furacão passa em nossas vidas, ficamos muito fragilizados. Tão fragilizados que podemos chegar a pensar que não conseguiremos suportar tanta dor e tantas mudanças. De fato, é muito difícil. Não é fácil situações adversas desestabilizarem a sua vida, mexerem no que estava certo e arrancarem raízes profundas. É nesses momentos de fragilidade que você é totalmente carregado por Deus. Não é a sua garra, a sua determinação, e a sua força de vontade que te leva para frente: é a graça do Senhor sobre a sua vida.

Dessa forma, em meio ao furacão, primeira lição que esta música trás, logo no início: Procure O lugar seguro. Não, eu não disse “procure UM lugar seguro’. Disse: Procure ‘O’ lugar seguro. O lugar seguro em meio aos furacões é nos braços do Senhor. Veja:

“... Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o Senhor CUIDARÁ de mim.” Salmos 27.10

“... Deus é o nosso REFÚGIO e a nossa FORÇA, socorro que não falta em tempos de aflição.” Salmos 46.1

"... Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com minha forte mão”. Isaías 41.10

Aleluia!
Meu querido, você não está só neste momento difícil. O Senhor está presente. Ele tem sido contigo. Ele está ao seu lado. Ele nunca te abandona e nunca te abandonará! Muito menos em um momento difícil: É aí que Ele mais está presente. Hoje e sempre, Ele fala ao seu coração:

“... De maneira NENHUMA te deixarei. NUNCA, JAMAIS, te abandonarei”. Hebreus 13.5

Você pode - e deve! - contar com a ajuda de outras pessoas próximas e queridas, mas a base da sua segurança sempre estará no Senhor. Somente ELE poderá te tranqüilizar e dar a paz que o mundo não consegue entender em momentos difíceis e de grande dor. PAZ e certeza de que Ele cuida de nós até mesmo em momentos difíceis como esses. Paz que não se pode explicar: A paz dada por Deus. :)

“... E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.” Filipenses 4.7

Vejamos outro ponto. A parte a seguir me emociona demais, e me encoraja a em meio aos furacões, agir com ousadia. Agir com coragem! Agir com confiança.

“Eu preciso de Ti como um furacão
Trovejando, ventando e chovendo,
Demolindo violentamente minhas muralhas
Eu sou somente Teu agora.
Eu preciso de Ti como uma chama queimando,
Violento fogo indomado pra queimar essas muralhas
Eu sou somente Teu agora, Eu sou somente Teu agora...”

Acho essa parte da música incrível! Pensemos bem:

O autor desta canção estava em meio a um momento difícil. Talvez tenha passado por alguma perda ou decepção. Ainda assim, ele foi capaz de pedir ao Senhor:

“... Senhor, neste momento difícil eu gostaria que você demolisse todas as minhas muralhas. Eu já não tenho mais tanta coisa e toda minha alegria parece ter ido embora, mas pode demolir essas muralhas que ainda restam. Quero ser totalmente reconstruído. Eu sou TEU. Eu não pertenço à minha vontade, eu pertenço a Ti.”

Aprendi demais com essas palavras. Palavras de uma alma realmente contrita ao nosso Deus. Minha principal lição foi: No furacão, Deus está nos chamando para sermos OUSADOS. :)

Ainda que estejamos enfrentando um terrível furacão, ainda que DOA em nós, ainda que machuque infinitamente mais, precisamos também deixar que o Senhor derrube as nossas muralhas. Você pode olhar e pensar: ‘Muralhas? QUE MURALHAS, JULYANA? E alguém que já está despedaçado lá tem muralhas?’ Tem, sim.

As muralhas da sua vontade-própria.
As muralhas dos seus sonhos que não estão no Altar.
As muralhas dos seus planos que talvez não sejam os planos de Deus para a sua vida.
As muralhas do seu inconformismo mediante as atuais situações/realidades.
As muralhas da sua incredulidade.
As muralhas da sua revolta.
As muralhas que não te deixam aceitar que a vontade dEle é a melhor.


“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jeremias 29.11

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 Coríntios 2.9

Quando um furacão passa tudo fica em pedaços, mas depois vem a reconstrução. Às vezes essa reconstrução demora, outras vezes é rápida. Às vezes essa reconstrução se dá através de um grande grupo de voluntários, assim como também pode ser feita por poucas pessoas movidas de amor e coragem.

Conosco não é diferente. (:
Após um furacão, ainda que não vejamos, passamos por um longo processo de reconstrução. Como é claro para mim, ao olhar para trás, identificar os momentos de minha vida nos quais fui reconstruída pelo Senhor após um furacão.


Nessa reconstrução começamos do zero. Somos limpos de toda tristeza, de toda revolta, de todo ressentimento. Nossos corações pesados são aliviados, nossas bagagens já não pesam mais. Nossos olhos – que até então só viam destruição, perdas e tristeza – se abrem: passamos a compreender o que o Senhor estava fazendo em nossas vidas no momento daquele furacão.

Compreendemos que tudo o que Ele faz tem um propósito, e um grande propósito – porque Ele tem um plano para a SUA vida.

A própria Palavra de Deus afirma que é bom, que trás crescimento e força os sofrimentos na juventude:

“O Senhor é bom para todos os que confiam nEle
O melhor é ter esperança, e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor.
E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude.”
(Lamentações 3. 25-27)

Esse momento de reconstrução é precioso. No início é doloroso, mas no final, se você se permitir, você estará CURADO, restaurado, aperfeiçoado e totalmente reconstruído. Já não será mais o mesmo que era antes do furacão, será alguém melhor: Mais experiente, mais cauteloso, mais sábio, mais próximo do Senhor, mais confiante na Sua vontade Soberana. Como isso é real. Como posso aplicar isso em minha própria vida, pois já vivi - e ainda estou vivendo! - algumas reconstruções muito profundas.

Prossigamos!

... Tu sabes de longe MELHOR que eu
E se a DESTRUIÇÃO é o que eu preciso
Então eu a RECEBEREI, Senhor, pra mim
Sim, eu a receberei, Senhor, pra mim...

O que vemos aqui é a história do oleiro com o seu vaso, a sua criação amada. Criação que ele conhece, pois foi ele mesmo que a idealizou, e com suas próprias mãos construiu.

Para aperfeiçoar a sua criação o oleiro refaz o vaso inteiro. O amassa, retira um pouco do barro, bate, aperta... Porque ELE sabe o que é melhor. Depois que todo esse processo acontece, lá está o vaso: Totalmente novo! Sem aquelas imperfeições de antes. Mas principalmente: do jeito que o Senhor, o seu oleiro, gostaria que ele estivesse.

Querido, se você foi atingido por algum furacão, o Senhor sabe o motivo. Ele tem um propósito. Ainda que você não sinta e não esteja vendo, Ele está trabalhando dentro de você para torná-lo melhor, mais forte e mais excelente.

... E é TEU olhar na tempestade, ZELANDO por mim
E é Teu olhar na tempestade, querendo somente o BEM pra mim
E se Tu fores a guerra, deixe-me ser a vítima
Então eu sou Teu,
Eu sou somente Teu, Senhor! Eu sou somente Teu.

Ainda que na tempestade e no furacão o Senhor pareça distante, Ele está presente. Sabe por quê? Porque foi ELE quem soprou os ventos. Não de graça. NUNCA de graça. Mas por propósitos específicos para a sua vida.

Se permita enxergar esse momento difícil como algo da vontade de Deus para você, porque se você agir de forma contrária, revoltando-se, o seu furacão tomará proporções muito maiores do que as proporções reais; e você irá prolongá-lo com sofrimento, lágrimas e questionamentos sem necessidade.

VOCÊ NÃO PRECISA agir dessa forma. Você não precisa optar enxergar do pior ângulo. Você não precisa lutar e tentar se reerguer sozinho. Se você realmente for um servo, uma serva do Senhor, saberá reconhecer que essa forma de comportar-se não é a melhor pra você.

Logo, meu amado, minha amada, se você está enfrentado um grande furacão, o desejo profundo do meu coração é que as palavras desta canção e minhas reflexões sobre isso te sirvam de alguma forma.

Deus tem cuidado de você. Ele tem visto todo o seu sofrimento. Mas hoje, Ele faz com você o que Ele também faz comigo, é só fechar os olhos. Só fechar os olhos e ouvir o seu doce sussurro:
“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30.5)

Repito: Essas palavras não devem somente entrar em seus ouvidos. Em meio aos furacões, elas devem PREENCHER o seu coração. ;)